Atravessando o campo branco, elas representam as colunas básicas e a fundação da Ordem DeMolay, que são: Amor a Deus, Amor à Família e Amor ao País. Elas divergem através do branco para simbolizar que essas colunas devem se espalhar durante a vida do indivíduo. As listras convergem num campo vermelho, que tem a forma de um retângulo, simbolizando a união da Ordem DeMolay com a Maçonaria.
Simboliza pureza de pensamento, palavra e ação, lembrando ao DeMolay das palavras do salmista que escreveu (orou): “Crie em mim um coração limpo, oh Deus”.
É emblema da coragem, e relembra ao DeMolay dos muitos sacrifícios que a juventude de nossa nação tem feito para defender as liberdades que nós gozamos como cidadãos.
Simboliza a pureza de pensamento, palavras e ações, lembrando o lema da Ordem DeMolay: “NENHUM DEMOLAY FALHARÁ COMO CIDADÃO, COMO LÍDER E COMO HOMEM”.
Denotam justiça, força e cortesia, simbolizando a incessante guerra de um DeMolay contra a arrogância, ignorância, tirania e intolerância.
Em volta da lua quarto-crescente, simbolizam desejos e deveres de irmandade, as obrigações e respeito para com um irmão da Ordem DeMolay.
É um sinal de segredo e serve para lembrar aos DeMolays do seu dever de jamais revelar os segredos da Ordem ou trair a confiança de um amigo. No esoterismo tem também o significado de: “No início de sua jornada você estará com a lua crescente e ao final de seu aprendizado brilhara como uma lua cheia”.
São dez rubis, símbolos que representam o fundador Frank Sherman Land e os nove DeMolays iniciais.
Representa a Coroa da Juventude, simbolizando aos jovens que este é o melhor tempo de se preparar para a vida adulta, uma época de sentirmos satisfação intensa. Um dos símbolos mais sagrados da Ordem DeMolay, símbolo de realeza e de poder. Na coroa estão representadas as sete virtudes cardeais de um DeMolay.
Representando o céu, rodeado por esferas brancas, que por sua vez representam a corrente formada pelos maçons protegendo os Capítulos, representados pelas estrelas de cinco pontas.
Emblema da cavalaria, que simboliza o cavalheirismo, sem o qual não é possível mostrar o caráter e a delicadeza de um DeMolay.