A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil sem fins lucrativos do mundo. É considerada pela ONU como uma organização não-governamental (ONG) de importância fundamental. Seu objetivo é a formação de jovens entre 12 a 21 anos de idade, introduzindo lhes à princípios éticos e morais acerca de cidadania e liderança, calcados no desenvolvimento individual e coletivo de valores e virtudes indispensáveis para o convívio social.
Além da responsabilidade para com os jovens que compõe, a Ordem possui um dever cívico, consubstanciado na defesa das liberdades religiosa, civil e intelectual no território de cada país em que está inserida. Comunitariamente, age por meio de ações filantrópicas no auxílio de grupos em vulnerabilidade, bem como no incentivo de instituições que também prezam pelos valores sociais da instituição.
Atualmente, a Ordem DeMolay está presente em 15 países. No que diz respeito a sua estrutura administrativa, sua regência é feita por Maçons e centraliza-se no Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, que possui a legitimidade para reconhecer outras unidades administrativas nacionais, tal como o Supremo Conselho DeMolay Brasil (SCDB).
O Brasil conta com mais de 100 mil DeMolays e 700 capítulos, fazendo da língua portuguesa a mais falada na Ordem DeMolay.
A origem da Ordem DeMolay remonta ao ano de 1919 e está ligada à amizade entre um Jovem e um Maçom, ambos residentes da cidade de Kansas City, Missouri (EUA). O nome do Jovem é Louis Gordon Lower e o do Maçom, Frank Sherman Land.
Louis perdeu seu pai em um trágico acidente e, com apenas 17 anos, foi obrigado a arcar com responsabilidades perante a sua família das quais não estava preparado. Frank era um amigo da família para quem Louis constantemente buscava por conselhos e orientações. Frank oportunizou ao jovem o seu primeiro emprego e, em pouco tempo, tornou-se a figura paterna em qual Louis se espelharia.
Frank S. Land vislumbrou no rapaz um exemplo recorrente na juventude de sua comunidade: a ânsia por direcionamento e preparação para uma vida adulta digna e valorosa. Frank, então, idealizou uma organização que suprisse a necessidade desses jovens, por meio do desenvolvimento de virtudes condizentes com o ideal de dignidade por eles almejada.
Sob a égide das 7 virtudes cardeais (Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo), Frank, Louis e mais oito jovens fizeram nascer a Ordem DeMolay.
O nome teria surgido pela ideia de homenagear uma figura emblemática que não só representasse os ideias da organização, como também estivesse ligada à Maçonaria, já que as reuniões ocorriam no templo maçom, seguindo um rito eminentemente maçônico e sob a orientação de um Maçom.
O homenageado escolhido foi Jacques Demolay, o último Grão Mestre dos Cavaleiros Templários, cuja história é repleta de honrarias e feitos exemplares de fidelidade.
A grande receptividade dos jovens de Kansas City fez que o grupo crescesse rapidamente. A primeira reunião oficial e que marca a fundação da Ordem deu-se em 18 de março de 1919. Contou com a presença de 33 jovens e, na ocasião, Louis Lower foi o primeiro a fazer a promessa DeMolay sobre o livro sagrado.
O Ritual DeMolay foi escrito pelo Maçom e Jornalista Frank Marshall na primavera de 1919 e permanece inalterado até hoje, exceto por poucas palavras.