Para um DeMolay, o vínculo que possui com os seus pais é sagrado. Isso por que o amor de seus familiares revertem em proteção e cuidados que possibilitam o seu desenvolvimento. Por meio dessa ligação poderosa, deve-se cultivar o respeito e o sentimento de reciprocidade, pelo qual um DeMolay sempre busca retribuir os esforços despendidos pelos seus pais em sua criação.
Um DeMolay possui fé e reverencia o sagrado, de acordo com suas próprias crenças e ideologias. A grandiosidade do Universo, a complexidade da natureza e os mistérios da vida evocam a necessidade de se crer em algo que transcenda o indivíduo, algo que seja digno de reverência e admiração. Um DeMolay demonstra sua fé por meio de orações, que se destinam ao Pai Celestial, símbolo dessa força inominada, sagrada e transcendental.
Cortesia é o meio pelo qual um DeMolay interage com o mundo que o cerca. As nossas ações, quaisquer que sejam, possuem impacto nas coisas e nas pessoas ao nosso redor e, ciente disso, um DeMolay age com a probidade necessária para impactar positivamente o ambiente em que vive e as pessoas com quem convive. Educação, ponderação e bom senso, fazem de um DeMolay um homem cortês.
Um DeMolay está ciente de que nada pode realizar e conquistar sem o auxílio de seus irmãos, família e amigos. Por esse motivo, está sempre disposto a ajudar os seus próximos, na medida de suas capacidades. Ser reconhecido como companheiro é, mais do que tudo, ter a confiança em avançar em seus objetivos sabendo que seus obstáculos serão facilitados por aqueles que outrora foram alvo de seu companheirismo.
Um DeMolay não engana, não trai nem semeia a falsidade, pois para ele a caro a confiança que nele depositam. A fidelidade cultivada por um DeMolay também transcende as suas relações interpessoais, atingindo a congruência de suas atitudes e posicionamentos. Ser fiel consigo, com seus ideias, também define um membro da Ordem, que é capaz de manter os segredos que lhes são confiados, bem como ser reconhecido pela sua postura linear.
O respeito pelo corpo e alma é constante na vida de um DeMolay. Puro é aquele que mantém afastado de si aquilo que faz mal a sua integridade física, moral e espiritual. A pureza preconizada pela ordem DeMolay não significa a negação ao prazer, pelo contrário, impera condutas límpidas capazes de proporcionar àqueles que as seguem o melhor aproveitamento da vida, uma vez que livres dos males que a deturpam.
Um DeMolay obedece às leis de seu país e reconhece o seu dever cívico de agir pelo bem de sua nação. Um patriota cumpre com seu dever constitucional de defesa e fiscalização da ordem democrática, impedindo o arbítrio de governos que aviltem contra os direitos constitucionais. Ao defender a constituição, um DeMolay também defende os pactos internacionais por ela reconhecidos, portanto também preza pela ordem mundial, não sobrepondo interesses nacionais aos da comunidade global.