Primeiro grau da Ordem DeMolay. Neste momento, o iniciado permanece em média 6 meses em posição de observador estudioso do Capítulo: seus trabalhos, rituais, práticas e cultura.
Dados os 6 meses do período de aprendizagem como iniciático, o irmão adquire o direito de prestar seu Teste de Proficiência e, se aceito, fica apto a Iniciar ao Grau DeMolay. Costumeiramente, chamamos essa fase de “Processo de Elevação”. Elevado, o DeMolay pode ocupar cargos ritualísticos, tomar posse de um cargo administrativo e votar - desde que esteja regular com a Tesouraria e possua frequência mínima. No Floripa, além de realizar o Teste de Proficiência, habitualmente exigimos que os irmãos realizem provas práticas e teóricas sobre rituais, história e administração da Ordem DeMolay e nosso Capítulo.
A Ordem da Cavalaria é uma organização afiliada à Ordem DeMolay. Formada por DeMolays que possuem entre 17 e 20 anos, os “Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay” realizam trabalhos filosóficos, com o intuito de aperfeiçoar os membros do Priorado (análogo ao Capítulo, onde se reúnem os cavaleiros). Na Grande Florianópolis, o Priorado Santo Graal nº 18 reúne desde 1996 membros de todos os Capítulos da região.
Dentro do Priorado, o cavaleiro tem a oportunidade de progredir nas “Sublimes Ordens”, que são passagens ou ensinamentos, divididas nos chamados “Elo Histórico” e “Elo Filosófico”.
O Grau do Ébano e o Cavaleiro da Cadência são, o último grau e Sublime Ordem que um DeMolay pode atingir, desde que cumpra os pré-requisitos como idade, interstício (tempo mínimo entre um grau e outro) e regularidade. Uma curiosidade é que no Floripa, apenas 3 membros na história foram nomeados como Cavaleiros da Cadência.